" Espanhóis gastam mais de 20% com trabalhadores"

Optei por esta notícia para podermos ter uma noção clara da real inferioridade económica de Portugal em relação a outros países europeus, neste caso Espanha.
Tal como está mencionado na notícia, esta diferença nota-se nos quase 200 euros a mais que Espanha possui no salário mínimo. Lá, as tabelas salariais são definidas através de convénios sectoriais.Ou seja, independentemente da profissão os valores base são sempre altos.
No sector têxtil a diferença entre os dois países é ainda maior, chegando aos 300 euros. E não para por aqui... No país vizinho um professor catedrático ganha em média 2500 euros por mês, um médico 2775 e na construção cívil de 1000 a 1500 euros/mês.
Estamos assim, em situação de clara inferioridade económica em relação aos nossos vizinhos europeus. Situação essa que nos coloca muito aquém daquilo que se esperaria de um país desenvolvido: baixo nível de crescimento económico.

Definições:

país desenvolvido- um país desenvolvido tem a sua base económica voltada para a exportação de produtos industrializados e tecnologia avançada. A sua população dispõe de alto poder aquisitivo, por isso é chamada sociedade de consumo, pois usufrui de tudo o que se produz no mundo moderno. Tem também sistemas de saúde e educação muito eficientes e alto nível cultural. A sua economia é muito desenvolvida.

crescimento económico- trata-se de um subida sustentada do PIB a longo prazo. Por outras palavras, não havendo variação da população, o crescimento económico resume-se à subida sustentada do PIB.




Paulo Ferreira 34129